Saúde e Desporto: O Padel e a Saúde Mental

Saúde e desporto andam sempre de mãos dadas, mas isso já todos sabemos. Agora, a pergunta é: será que praticar exercício ajuda, não só a saúde física, mas também a mental? Se sim, de que forma? Não te preocupes, terás resposta para todas estas perguntas. Retira o teu bloco de notas e concentra-te no que temos para ti!

Jogar Padel deixa-te mais feliz. É uma afirmação forte, nós sabemos, mas podemos garantir-te que é verdadeira e vamos explicar-te porquê.

O desporto está intimamente ligado à saúde mental. E o Padel não é exceção. O convívio e a camaradagem que encontras nos jogos, fazem com que os problemas e a ansiedade do dia a dia voem para fora da cabeça, nem que seja por uma hora (ou até mais, se o adversário for competitivo). Como? Explicamos-te de seguida.

Saúde e Desporto: qual é a relação?

A frequência com que praticas e exercitas o teu corpo contribui para que sejas e estejas saudável, aumenta a tua autoestima e consegue até deixar-te mais inteligente, pois melhora a tua capacidade cognitiva e de concentração. Para além disso, provoca a libertação de químicos no cérebro semelhantes à morfina, levando a estados de êxtase e bem-estar. Até agora, só boas notícias (mas há mais!).

Como se não fosse suficiente, o nosso fiel amigo "exercício físico" é capaz de nos ajudar a lutar contra a ansiedade, o stress e outros transtornos que nos possam estar a incomodar o corpo e a mente. Sabias disto? 

Padel: O Desporto da Felicidade

Nesta altura do campeonato (leia-se, artigo), já deves estar mais do que convencido da relação existente entre saúde e desporto, mas ainda vamos mais longe. Vens connosco? 

O Padel é um desporto bastante exigente do ponto de vista físico. Quem já praticou sabe que, no final do jogo, a t-shirt está completamente encharcada, certo? Mas sabias que o simples batimento na bola faz com que haja uma descompressão, levando a um sentimento de satisfação e alívio logo após o final do jogo? É também por isso que é tão viciante! O facto de teres uma atividade física regular que seja exigente contigo, do ponto de vista físico, contribui para que tenhas também melhores noites de sono e, assim, consigas ser mais produtivo no teu dia a dia! Incrível, não é? 

Por outro lado, do ponto de vista social, para além do que já referimos, o Padel também abre portas a novas amizades. Neste sentido, se não tiveres um amigo que te acompanhe nos jogos ou nos treinos, não te preocupes. O espírito de inclusão é muito forte na Quinta de Monserrate, pelo que nunca irás jogar sozinho!

Para além disso, a persistência, a rotina e a sensação de dever cumprido depois de um treino ou jogo são fatores que ajudam, e muito, a manter os níveis de saúde mental saudáveis. Os medos e frustrações transformam-se em bem estar e motivação para o treino seguinte. Isto faz com que consigas sentir-te mais feliz, tanto durante o treino como antes e depois.

Para não te esqueceres de nada, fazemos um resumo, com bullet-points, para ser ainda mais fácil. Saúde e desporto são aliados que não podes descurar para:

  • diminuir o stress;

  • aumentar a tua autoestima;

  • melhorar a tua capacidade cognitiva e de concentração;

  • prevenir e combater depressão e ansiedade;

  • aumentar o teu espírito de compromisso e resiliência;

  • melhorar os teus ciclos de sono.

No fundo, é uma forma simples de distração que, para além da parte física, também estimula a vertente mental, como já referimos, permitindo melhorar a tua qualidade de vida. Saúde e desporto são dois cúmplices que trabalham em conjunto para te oferecer uma sensação de descontração e felicidade. 

Onde e como podes evoluir no Padel?

Tens um mundo de hipóteses. Se gostas de aprender autonomamente, basta convenceres um amigo a alinhar contigo e alugar um campo de Padel. Se, por outro lado, queres evoluir mais rapidamente junto de quem sabe, a nossa melhor sugestão é frequentares aulas de padel com profissionais especializados. 

Na Quinta de Monserrate, podemos garantir-te um ambiente familiar, espírito de equipa, socialização e cooperação. E não podia ser de outra forma. O espírito competitivo existe, e é bem grande, mas o que vence no final de cada jogo é o “fair play”. Esta é a imagem de marca de uma das modalidades que mais nos apaixona.

Estás pronto para envergar no incrível mundo do Padel? Fala connosco para que te possamos ajudar a aliar saúde e desporto na tua vida.