5 Erros Comuns no Padel

Se chegaste aqui é porque o bichinho do Padel já se está a apoderar de ti. Não te julgamos, o Padel é um vício. Dos bons, claro. Apesar de parecer um desporto relativamente simples, existem alguns fatores que fazem toda a diferença. Isto, claro, se o teu objetivo for vencer, que acreditamos que o seja. Mas atenção, por mais valiosas que sejam estas dicas, não substituem as aulas de Padel com profissionais qualificados! 

Reunimos os nossos professores de Padel e propusemos-lhes um desafio: identificar os 5 erros mais comuns no Padel. Descobre-os abaixo.

1. Pegar incorretamente na raquete de Padel

A raquete de Padel tem algumas regras que te podem ajudar a extrair todo o potencial e fazer dela uma aliada para vencer jogos.

Existem várias formas erradas de pegar numa raquete de Padel, ora muito acima ora demasiado abaixo. Nas nossas aulas de padel, percebemos que é muito frequente um jogador conseguir dominar a pega da raquete no momento inicial do jogo e ir perdendo a posição da mão com o decorrer do jogo. Isto não deve acontecer porque faz com que percas rendimento à medida que a bola vai rolando sobre a rede. Se pegares incorretamente na raquete, as pancadas vão ser mais arriscadas e com menos intenção, podendo até originar algumas lesões dolorosas, que é tudo o que não queres nem precisas, certo?

E é precisamente por isso que, para executar o batimento da bola de forma correta, recomendamos que utilizes a pega continental, também chamada de pega universal ou “pega martelo”. Não te deixes confundir, são a mesma coisa!

Uma última nota, mas não menos importante: tem em atenção que a raquete de Padel deve estar sempre centrada com o teu corpo. Nós sabemos que a tendência é colocar a raquete do teu lado direito ou esquerdo, conforme a tua mão preferida, mas se a colocares no centro, consegues bater uma bola que venha tanto do lado direito como esquerdo, ficas prevenido e anulas até o adversário mais imprevisível. Vamos ao segundo erro!

2. Mau posicionamento base na preparação da pancada

Esta é daquelas questões que ocorrem frequentemente nos jogadores que começam a dar os primeiros passos e a ter as suas primeiras aulas de Padel.

O posicionamento estratégico do jogador ao receber a bola é um fator que pode desbloquear uma jogada e determinar a vitória!

Normalmente, um erro muito comum junto dos principiantes é colocarem-se no meio do campo, não se precavendo de bolas demasiado fortes ou "amortis" junto à rede. Esta má leitura do jogo pode gerar outros problemas como o tipo de pancada a dar na bola. Por outras palavras, se não estiveres bem posicionado, a tua resposta ao remate do adversário pode tornar-se uma tarefa muito complicada de fazer. Toma nota: o posicionamento é a chave!

Muitas vezes, vemos que existe uma insistência do aluno em jogar completamente de frente para a bola e não avançar a perna correta no momento da pancada na bola. Isto não é recomendado! É muito importante que coloques o teu corpo ligeiramente de lado e sempre com a perna correta na frente. “E qual é a perna correta?”, perguntas tu. Se fores destro, avanças a perna contrária à pancada, se fores canhoto avanças a perna da pancada. 

Outro erro muito comum é não fletir as pernas e joelhos para uma melhor batida na bola. Se evitares este erro, podemos garantir-te que a estabilidade e firmeza do passe serão completamente diferentes.

O posicionamento sem bola e a leitura do decorrer do jogo são fatores fundamentais que qualquer jogador deve ter em mente. Nunca te esqueças disto!

3. Falta de comunicação entre a dupla

Sendo um desporto a pares, a comunicação entre os elementos da equipa é crucial para o sucesso. Nas nossas aulas de padel, dizemos isto várias vezes aos alunos. 

Podes nunca ter pensado nisto desta forma, mas a ocupação do espaço deve ser feita de forma criteriosa e estratégica. A química e a comunicação contribuem para uma resposta mais rápida e objetiva à bola. Se cada jogador souber o que tem de fazer em campo e conhecer o colega de equipa, o jogo torna-se mais fluido e é mais fácil defender e atacar todas as jogadas. Estás a apontar tudo? Então, vamos para o 4º e penúltimo erro!

4. Falta de discernimento na decisão de fechar o ponto

A intensidade do jogo poderá dar-te uma componente emocional viciante, porém não deves perder o discernimento e a racionalidade. Lembra-te que o Padel é um jogo de paciência!

A componente mental, de pensar no jogo à frente, de perceber a vantagem e até gerir o cansaço, é fulcral para anular o adversário. Muitas vezes, a ansiedade de terminar a jogada força alguns erros que podem e devem ser evitados. Estas são questões que também são abordadas nas aulas de Padel!

5. Falta de uma tática definida pela dupla

Apesar de parecer um conselho apenas para jogadores muito experientes na modalidade, a tática deve ser explorada também por jogadores de Padel iniciantes. Se este for o teu caso, presta atenção.

Não precisas de ser um génio tático para vencer o teu adversário com uma melhor estratégia. Num momento inicial, esta ideia pode passar apenas pelo reconhecimento das características, pontos fortes e pontos fracos de cada elemento da equipa, as preferências e hábitos de jogo e associá-los a uma estratégia vencedora, capaz de enfrentar e derrotar qualquer oponente.

Os treinos e as aulas de Padel com técnicos profissionais ajudam naturalmente no reconhecimento destas características, bem como na leitura do próprio jogo e no comportamento que devem adotar a cada momento do jogo. É muito importante salientar que estas indicações não pretendem substituir o trabalho de um profissional, de forma alguma!

Para conseguires ser forte em qualquer desporto, não deves descurar o apoio de quem realmente percebe do assunto. O treinador/professor abordará todas estas questões num momento inicial e muitas mais, pelo que o melhor conselho que podemos dar a alguém que pretende evoluir rapidamente na modalidade é: ter aulas de Padel com profissionais!

O que achaste destas dicas? Partilha-as com o teu parceiro ou parceira de Padel! E, se ainda não frequentas aulas de Padel, fala connosco para que possamos elevar todo o teu potencial.